13/06/2012

Hoje é dia de SANTO ANTÔNIO!


Terezinha–Fernando.Fernaaaando! Fernaaaaaaaaandoooooooooo!
Antônio – Oi! Desculpa... Faz muito tempo que ninguém me chama de Fernando
T – E te chamam de que?
A – Quando me tornei padre, meu nome mudou para Antonio, e desde de 1232, só me chamam de Santo Antonio.
T – Ah! Prazer... Eu sou Santa Terezinha do Menino Jesus, e sou Padroeira das Missões, e você Antonio?
A – Ah! Quando eu era moço, fui estudar para ser padre lá em Lisboa onde eu nasci. Por isto tem gente que me chama de Santo Antonio de Lisboa.
T – Ué.. achei que era só Santo Antonio...
A – É que depois eu fui para o Marrocos, porque fiquei sabendo que tava muito difícil para os padres evangelizarem o povo daquela região.
T – Vai dizer que você também é Santo Antonio de Marrocos?!
A – Não, porque fiquei lá só um pouco. Acabei doente e voltei pra Europa, fui para a Itália....
T – Ah..lá na Itália.. Onde tem a torre de pizza?
A – A torre de Piza, da cidade de Piza, mas não feita de pizza, né Terezinha!!
T – Ahhhhh! Que pena... Uma torre enorme de pizza ia ser bem melhor.  
A – E eu fiquei na cidade de Pádua, por isto me chamam também de Santo Antonio de Pádua
T – Aff! Para cada cidade você ganhou um nome? Ainda bem que fiquei só no convento... E lá em Pádua, o que você fazia,Antonio?
A – Eu tava doente, parece que você também ficou doente não é?
T – É... eu fiquei doente, e no meu convento eu rezava, rezava, rezava e rezava mais um poquinho
A – Eu também! Rezava, rezava, rezava... e aos domingos e dias santos fazia pregações para todo o povo...
T – E todo mundo sempre vinha te ouvir?
A – Que nada! Teve uma vez, que ninguém queria me ouvir. Sabe o que eu fiz?
T – Oque?
A – Fui pra beira do mar, e preguei para os peixes!
T – Séééééério? Para os peeeeeiiiiiixes?
A – Sério! De verdade e acredita que os peixes colocaram a cabeça par fora da água e vieram me ouvir falar da palavra de Deus? As pessoas ficaram tão surpresas, que acabaram se reunindo próximo da praia para me ouvir também!
T – Nooooooosaaaaaaa! Então você é o santo padroeiro das rezações para os peixes?
A – Não né! Que coisa Terezinha... você tem cada idéia...
T – Ara.. alguém ai tem idéia por que o Antonio é Santo? Santo casamenteiro? É mesmo... eu tenho uma amiga que deixa o Santo Antonio de castigo para ele arrumar um namorado para ela.. Coitado de você!!
A – Tudo porque uma vez ajudei uma moça pobre a casar. Naquela época as moças precisavam de um dote, de uma quantidade em dinheiro, para poder casar. Como ela era muito pobrezinha e não tinha o dinheiro pro casamento, dei um jeitinho.
T – Ah! E por causa de uma, tem que ajudar todas as outras agora???
A – Fazer o que?! Eu sou conhecido como santo casamenteiro, mas também sou protetor das crianças e dos pobres...
T –Das criaaaaaaanças? Dos pooooooooooobres? por queeeeee?
A – Por que antigamente não havia creches nem escolas para as mães deixarem as crianças para ir trabalhar.E eu recebia as crianças durante o dia na igreja para as mães poderem trabalhar.
T – Que legal! Então as crianças passavam o dia todo bem pertinho de Jesus, na igreja?
A – É... é por isto que muitas vezes eu apareço com uma criança no colo. Porque gosto muuuuito de criança.
T – Humm...Das crianças eu entendi,mas porque dos pobres?
A – Terezinha...pensa! Se as mães delas iam trabalhar naquela época era porque eram pobres.
T – Mas deixa ver Antonio... Você pregava pros peixes, ajudou uma moça a casar, cuidava da criançada, ajudava com isto as mães... e só?
A – Aff! Que só?! Além disto tudo, ainda fazia pão. Muitos pães e distribuía para todos que estavam com fome. Levava a palavra e o pão.
T – Você era padre, babá, casamenteiro e padeeeiro?
A – Mais ou menos tudo isto...
T – Eu levava rosas todos os dias para Jesus, porque eu fiquei no clausuro.Sempre dentro do convento.Não podia sair como você. Mas ajudei a todos como eu podia. Rezando!
A – Cada um faz o que pode de melhor para ajudar os outros...
T – Pensando bem... Até que você fez um moooooooonte de coisas legais!
A – Fiz o que Jesus pediu para mim no meu coração. E pede pra todos nós...
T – E para vocês também criançada Jesus pede isto.
T e A – Para sermos bons e caridosos e amar a todos!!
A –Agente pode se divertir, mas não pode esquecer...
T – Dos pedidos que Jesus faz para todos nós!
A – Amar! amar! amar!!
T – Rezar! Rezar ! Rezar! Também...
A e T – tchau criançada! Beijos! Boas Festas!

Um comentário:

  1. Bah muito legal este texto. Acho que precisariamos mais destes tipos de texto para trabalhar com as crianças dentro das nossas igrejas.

    ResponderExcluir