No dia 29 de setembro a Igreja celebra a festa dos três arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Guiada pelo Espírito Santo a Igreja herdou do Antigo Testamento a devoção a estes grandes amigos, intercessores e protetores que vem do céu em nosso socorro. Eles estão sempre nos ajudando no nosso combate diário neste mundo, pois vivemos em um constante combate, como dizia São Paulo. A palavra Arcanjo significa “ anjo principal” e a palavra anjo por sua vez significa “mensageiro”.
São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete...
espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.
São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o nascimento de Jesus.
São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus",restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!
São Gabriel Arcanjo, ajudai-nos a sempre ouvir e cumprir a vontade de Deus!
São Rafael Arcanjo, curai-nos de todas as feridas físicas e espirituais!
Texto de Tiago Mathias Cristello
Nenhum comentário:
Postar um comentário